Lula inaugura nova fase do Trem do Pantanal
CAMPO GRANDE (MS), 08 de maio de 2009 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou hoje em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, a revitalização do primeiro trecho do Trem do Pantanal (Pantanal Express), num trecho de 220 quilômetros entre Campo Grande, a capital, e Miranda. Acompanhado do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, Lula entrou na cabine do maquinista para dar a partida do circuito turístico, que começa a operar comercialmente no próximo dia 16, com viagens aos sábados, domingos e feriados.
O segundo trecho do Trem do Pantanal, com 239 quilômetros adicionais entre Miranda e Corumbá, deverá ser retomado até o final de 2010, segundo prometeu o presidente Lula durante discurso para populares na inauguração da Estação Ferroviária de Campo Grande. 'A parceria entre meu governo e o governador André Puccinelli [PMDB] não deixa dúvidas que até o final do meu mandato vamos concluir o Trem do Pantanal', afirmou.
Ele acrescentou que iniciativas como essa são fundamentais para tornar a indústria do turismo uma importante fonte de recursos para o Brasil, assim como é para Espanha, França e outros países onde a atividade é mais desenvolvida. 'Daqui a dez anos é que poderemos medir o peso desta obra para a economia do Mato Grosso do Sul', assinalou Lula, dizendo que vai fazer a viagem completa em janeiro de 2011, quando não estará mais no cargo. 'Ao lado da Marisa e sem ninguém me pedindo para posar para fotografias, no meu vagão, poderei apreciar todas as belezas do Pantanal', disse o presidente.
Lula ressaltou que a retomada do Trem do Pantanal faz parte do esforço de seu governo de expandir a infraestrutura ferroviária. 'Em seis anos do meu governo, foi feito mais pelas ferrovias do que nos últimos trinta anos.'
Esses investimentos, que incluem a Ferrovia Norte-Sul, entre outros ramais, se justifica, segundo ele, pelo fato de o Brasil já fazer parte de um seleto grupo de nações importante no mundo, não somente pela sua economia, mas também pela infraestrutura física em várias áreas.
A retomada do Trem do Pantanal resulta de uma parceria entre a Serra Verde Express, o governo estadual e a América Latina Logística (ALL), maior empresa de logística com base ferroviária da América Latina e concessionária da ferrovia, a ALL investiu R$ 18 milhões na troca de 30 mil metros de trilhos, 120 mil dormentes e o retensionamento da linha em toda a extensão do trecho, além da reforma de locomotivas e de quatro vagões especiais de passageiros que serão utilizados no percurso.
A capacidade é para 280 passageiros, que poderão realizar o passeio aos sábados e domingos. A Serra Verde Express, que já administra os trens turísticos do Paraná, vai operar o circuito turístico do Trem do Pantanal, colocando os pacotes junto às operadoras de turismo.
(Liliana Lavoratti/Gazeta Mercantil)
sábado, 9 de mayo de 2009
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario